Aulas de Canto

Aulas de Canto

Cantar é se criar, Juntos!

As Aulas de Canto são construídas por sólidos conhecimentos de Música e guiadas pelo afeto, pela entrega e pela criação de Sentidos Sensíveis.

Fazer música é relacionar-se com outras pessoas, ao mesmo tempo que se nutre a criatividade e se potencializa o singular de cada um.

Desse modo, as 4 características fundamentais das Aulas de Canto são:

  • Os professores têm ativa produção artística e primam, sobretudo, pelo cuidado técnico, estético e didático.
  • As relações e a orientações pedagógicas são feitas a partir da Psicanálise e da Disciplina Positiva.
  • As aulas são concebidas para o mundo contemporâneo em rede e utilizam, principalmente, as tecnologias digitais do cotidiano.
  • Utilizamos os modelos de Ensino à Distância das Universidades para a concepção das aulas.

Modalidades

Professora

Valores

Videos

Modalidades das Aulas de Canto

As tecnologias digitais do cotidiano são associadas ao modelo de Ensino à Distância praticado nas Universidades.

Dessa forma, para acompanhar de perto o desenvolvimento do aluno, a Nós Bobôs faz uma combinação cuidadosa entre 3 momentos:

Em primeiro lugar, temos as sessões em direto com o professor. Utilizando comunicação síncrona, o aluno é atendido por videochamadas em tempo real e em interação com a professora. Para tal, a aula acontece uma vez por semana e tem a duração de 30 minutos utilizando o WhatsApp ou o Zoom.

Em seguida, há o acompanhamento do estudo cotidiano. Neste contexto, o aluno pode receber orientação da professora a qualquer momento através de mensagens com textos, áudios e videos. Esta comunicação assíncrona acontece por WhatsApp, SMS, e-mail ou redes sociais com a finalidade de proporcionar um acompanhamento próximo e cuidadoso do desenvolvimento de cada aluno.

Por fim, promove-se uma aula semanal em grupo. Via Zoom e no estilo Master Class, este encontro permite a interação entre os colegas e os professores, a partilha de experiências e o desenvolvimento das capacidades musicais em companhia. Dessa forma, é um um momento de relações musicais que cultiva o laço social e os vínculos de afeto.

Tecnologias digitais do cotidiano

Na Nós Bobôs, usamos as tecnologias digitais do cotidiano e, portanto, construímos as aulas de canto com os modelos de Ensino à Distância das Universidades. Todavia, esses modelos são aperfeiçoados por cuidados e técnicas da Psicanálise e da Disciplina Positiva tendo em vista cuidar das relações entre as pessoas envolvidas nas aulas.

A quem se destina?

  • crianças a partir dos 5 anos
  • adolescentes
  • adultos de qualquer idade

Utilizamos os meios digitais para realizar as aulas de canto com o formato tradicional.

 

Como funcionam as aulas de canto?

Analogamente às aulas tradicionais, esta modalidade propõe aulas semanais com 50 minutos de duração.
É feita em contato direto com a professora por vídeo-chamada com a finalidade de proporcionar um tempo de intensa troca, de cultivo musical e de cultivo de Sentidos Sensíveis.

Desenhamos esta modalidade com o propósito de estabelecer relações próximas com os alunos neste tempo de distanciamento físico. Desse modo, pretendemos alcançar aqueles que querem um momento semanal periódico de prazer e cultivo do canto, sem a necessidade de ser acompanhado durante a semana.

Para que as aulas de canto sejam um meio facilitador das relações humanas, a nossa prática de ensino é apoiada e aperfeiçoada por cuidados vindos da Psicanálise e da Disciplina Positiva.

 

Para quem?

Destinam-se a:

  • crianças a partir dos 5 anos
  • adolescentes
  • adultos de qualquer idade

Podem ser individuais, em duplas, em trios ou grupos até 10 participantes.

Informações

As Aulas de Canto são momentos guiados pelo afeto, pela entrega e pela criação de Sentidos Sensíveis.

Propomos que as aulas de canto sejam momentos de acolhimento, segurança e confiança. Assim, o canto tornar-se uma forma de satisfação, prazer e expressão. Como resultado, a produção artística prazerosa assume um papel na forma singular, responsável e envolvente do aluno estar no mundo.

Buscamos, dessa forma, que o nosso ensino seja feito eliminando as críticas, as censuras, as cobranças inibidoras e punitivas. Para tal, nos apoiamos na Disciplina Positiva, na Comunicação Não-Violenta e na Psicanálise.

 

Música como laço social

As Aulas de Canto são momentos guiados pelo afeto, pela entrega e pela criação de Sentidos Sensíveis.

Cultivamos o Ensino de Música como meio para as relações humanas. Para nós, fazer Música é, antes de mais nada, um caminho para nos conectarmos e nos relacionarmos com outras pessoas, para estarmos juntos e para cultivarmos os afetos.

Nossas aulas são alicerçadas em sólidos conhecimentos de música e, além disso, decidimos favorecer o cultivo dos laços sociais entre os professores e alunos. Principalmente, decidimos sustentar nossa prática como gestos culturais por prazer, por afeto e por consciência.

Cantar é se criar, Juntos.

 

A criatividade e o singular de cada aluno

As aulas de canto são um espaço de acolhimento, segurança e confiança.

Cultivamos essa forma de ensino de canto com a finalidade de nutrir a criatividade, de promover um desenvolvimento livre e de potencializar a autonomia e a expressão singular de cada aluno. Sobretudo, buscamos o que é próprio em cada um, contribuindo com o desenvolvimento cultural e humano de cada sujeito, sempre buscando uma vida qualificada.

 

Aulas no Mundo Contemporâneo

As aulas da Nós Bobôs são preparadas e concebidas para o mundo contemporâneo, ou seja, um mundo em rede onde a comunicação é constante e a interação pelos meios digitais é um hábito.

Visto que assumimos esta concepção, utilizamos as tecnologias digitais do cotidiano em nossa prática de ensino. Porque usamos as tecnologias digitais, estruturamos as aulas de canto com os modelos de Ensino à Distância das Universidades. Além disso, para cultivar relações numa sociedade em rede, buscamos apoio na Psicanálise Lacaniana e na Disciplina Positiva.

 

Os Pilares do Ensino

  • música como meio de relação humana
  • sólidos conhecimentos em música
  • acompanhamento cuidadoso do desenvolvimento cotidiano
  • utilização dos recursos tecnológicos cotidianos no ensino
  • cuidado na relação humana e no bem-estar de cada aluno
  • atenção ao singular de cada um

 

Para saber mais…

Textos sobre a Metodologia da Nós Bobôs:

Atendemos crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. Entretanto, nutrimos atenção especial às crianças dos 5 aos 12 anos.

Valores

O Valor da mensalidade é específico para a singularidade de cada aluno.

A Mensalidade

Utilizamos o mecanismo de mensalidade. Desse modo, cada paga um valor mensal próprio para si e para que os professores se envolvam com o seu processo de aprendizagem. Ou seja, o aluno pode comunicar-se com os professores todos os dias da semana e pode receber orientação a qualquer momento, não somente durante a sua aula.

A Escolha da Professora

Acreditamos que a escolha do professor e das aulas deva ser feita, principalmente, pelo afeto, pela identificação, pela proposta de ensino e pela afinidade estética.

Portanto, o valor pago não pode ser uma barreira ou uma dificuldade, nem deve ser uma razão para a escolha do professor.

Propomos, assim, que o valor da mensalidade seja pensando especificamente para cada aluno na sua singularidade

Entre em contato connosco e buscaremos um valor que seja bom para todos.

Atendemos crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade. Entretanto, nutrimos atenção especial às crianças dos 5 aos 12 anos.

A Professora

Juliana Penna - Professora de CantoJuliana Penna

Ama crianças, bambus, café e poesia.

Cantar é se criar, Juntos.

Canta desde 1978, com 2 anos. Gravava fitas K7 com meus pais em Stillwater-Oklahoma/EUA e, assim, podia enviar por correio aos seus avós na”Roça” em Minas Gerais (Brasil).

Queria estudar música e decidiu, então, fazer a Licenciatura em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil). Posteriormente, optou pelo Mestrado em Educação e Dança pela Universidade de Campinas (UNICAMP, Brasil).

Integrou o Quarteto Vocal VagaMundo por 20 anos com quem gravou dois discos dedicados, acima de tudo, à Música Brasileira.

Por 8 anos participou do Trio de Jazz Fonograma, grupo que recriava canções de Jazz tradicionais misturadas com canções da Música Brasileira. Dessa maneira, faziam uma associação livre da memória musical.

Além disso, tem um duo de Jazz com o pianista César Braga – clique aqui e escute aqui.

Em contrapartida, também tem um percurso na Dança. Estudou e trabalho no Estúdio UaiQDança, com Fernanda Bevilaqua. Também trabalhou com Wagner Schwartz e com Cláudia Muller e, por fim, foi orientada por Lia Rodrigues em uma residência artística na Fundação Gulbenkian (Lisboa).

É mãe de um menino de 6 anos.

Por fim, pensa a Música, a Dança, os laços sociais, as famílias, a intimidade, os afetos, a invenção, a auto-poiesis ou o ato de criar a si próprio por meio da estética dos cantos da memória… que nasce da voz, da palavra, do respiro e dos silêncios.

Saiba mais…

Videos

A Professora

Vídeos da Professora Juliana Penna, ora em companhia, ora sozinha.

The Long and Winding Road

Composição: Beatles
Interpretação: Juliana Penna e Gio Pagotti

For no One

Composição: Beatles
Interpretação: Juliana Penna e Gio Pagotti

Ain got no/I got Life

Homenagem à Nina com Sementes e Voz
Interpretação: Juliana Penna

Alunos

Nunca Pare de Sonhar

Vídeo de encerramento de uma oficina de Canto durante a quarentena.

Compositor: Gonzaguinha
Coordenação Musical: Juliana Penna
Interpretação: Enxame Musical, Mães Ensemble
Edição de Videos: Malu Teodoro

Contacto e Inscrição

Por favor, preencha as informações abaixo que responderemos com a maior brevidade possível.

Se preferir, pode contactar pelo (+351) 912 104 122 (Telemóvel/WhatsApp).

Ligações Externas

Notas

Comunicação síncrona: feita ao mesmo tempo, em tempo real, em tempo sincronizado. Dessa forma, os personagens interagem e se comunicam ao mesmo tempo, numa interação direta. Voltar…

Comunicação assíncrona: feita em tempos diferentes, em tempos dessincronizados. Voltar…