Educação

Ações Culturais ligadas à Educação

Workshop online

A Escuta Empática no Ensino

02/Outubro – Sábado – das 14h às 16h (hora de Lisboa).
Workshop online via Zoom.

Curso online

Introdução à Escuta Empática no Ensino

Início a 02/Outubro – aos Sábados – das 14h às 16h (hora de Lisboa).
Curso online de Outubro a Dezembro, via Zoom.

A Educação na Nós Bobôs

Ações Culturais para cultivar ferramentas que favoreçam a Educação.

Procuramos potencializar os vínculos, as relações respeitosas e os laços afetivos, favorecendo a aprendizagem.

As questões iniciais

Seria possível potencializar os vínculos entre os professores e os alunos, entre os pais e os filhos, entre os filhos e os pais, entre pessoas que compartilham o trabalho, entre pessoas que compartilham as relações afetivas?

Seria possível estabelecer, em sala de aula, no trabalho e nos relacionamentos íntimos, relações respeitosas, qualificadas e guiadas pelos laços afetivos?

Seria possível produzir uma educação mais efetiva, mais afetiva e mais criativa?

A proposta de construção

Observamos que a qualidade das relações afeta diretamente a qualidade do aprendizagem e do desenvolvimento das pessoas envolvidas nos sistemas de ensino.

Dessa maneira, pretendemos que as nossas atividades auxiliem os professores, os pais e os alunos.
O objetivo é a construção de sistemas de ensino e de relações de ensino-aprendizagem que tenham como princípio as relações humanas qualificadas.

As propostas de ações

Procuramos sustentar ações que facilitem as relações nos diversos sistemas de ensino e nos diversos contextos educacionais e sociais.

Queremos cultivar maneiras de educar que tenham como princípio as relações humanas qualificadas.

A nossa intenção é disponibilizar e difundir ferramentas para potencializar os vínculos entre as pessoas e para cultivar os laços afetivos, visando sempre estabelecer relações respeitosas, colaborativas e de cuidado.

Visamos que o ensino não seja só formar e ensinar, mas que também promova relações interpessoais qualificadas, baseadas na cooperação, na empatia, na responsabilidade e, principalmente, no respeito e no cuidado por si próprio e pelos outros.

Para esta construção, tomamos a Psicanálise como suporte e inspiração. Também utilizamos recursos da Comunicação Não-Violenta, da Educação Livre e da Disciplina Positiva como apoio.

As bússolas

Estas atividades apoiam-se na Psicanálise. Também têm suporte da Comunicação Não-Violenta, da Educação Livre e da Disciplina Positiva. Com isso, propomos ações orientadas por duas bússolas:

Escuta Empática

É o ato de intencionalmente suspender julgamentos e críticas. O objetivo é ouvir o que o nosso interlocutor diz, sem interferências pessoais, e perceber o que ele efetivamente diz, sente e procura.

Invenção Criativa e Responsabilidade

São bússolas para gerir aquilo que podemos compreender e, principalmente, para sustentar a prática criativa frente àquilo que não conseguimos saber.

Curso de Introdução à

Escuta Empática no Ensino

Encontros semanais online
de Outubro a Dezembro de 2021

 

 

Data e hora

Aos Sábados, das 14h às 16h (hora de Lisboa).
De Outubro a Dezembro, via Zoom.
Início a 02/Outubro.

Conteúdos

Visamos responder à questão «Como funciona a Escuta Empática no Ensino?».

Para tal, vamos estudar os conceitos e propostas expostos no livro «Comunicação Não-Violenta», de Marshall Rosenberg, tendo em vista a aplicação no Ensino, principalmente no ensino de música (mas não só). Este livro do Rosenberg trata das conceções fundamentais da Comunicação Não-Violenta e da Escuta Empática, ferramentas que favorecem a compreensão dos processos de comunicação e da relação com os sentimentos e necessidades.

Para construir as respostas, planeamos este curso com 11 encontros semanais de 2 horas cada. Este tempo será dedicado a refletir sobre os conceitos e elaborar ferramentas que contribuam com a prática educativa de cada um.

02/Outubro

Os conceitos fundamentais da Escuta Empática e da Comunicação Não-Violenta aplicados ao Ensino
Workshop de abertura
(Visão geral e capítulo 1)

      1. O que é a Escuta Empática?
      2. Qual é a comunicação que bloqueia a Empatia?
      3. Os 4 princípios da Comunicação Não-Violenta
        1. Observação (sem julgamentos)
        2. Sentimentos
        3. Necessidades
        4. Pedido
      4. Manifestar a apreciação e o agradecimento

09/Outubro

A comunicação que bloqueia a Empatia
(capítulo 2)

      1. Julgamentos moralizadores

      2. Fazer comparações

      3. Negação da responsabilidade

      4. Comunicar desejo como exigência

      5. Recompensa e punição


16/Outubro

Observar sem avaliar
(capítulo 3)

      1. A Observação

      2. Distinguir observação de avaliação


23/Outubro

Identificar e expressar Sentimentos
(capítulo 4)

      1. O custo dos sentimentos não expressos

      2. Diferenciar sentimentos e não-sentimentos (pensamentos)

      3. O que são Sentimentos?


30/Outubro

As Necessidades na raiz dos Sentimentos
(capítulo 5)

      1. Assumindo a responsabilidade pelos nossos sentimentos

      2. Ouvir uma mensagem negativa: sentimentos e opções

      3. As Necessidades na raiz dos Sentimentos

      4. Expressar ou não expressar as Necessidades


06/Novembro

Realizar Pedidos
(Capítulo 6)

      1. Como usar uma linguagem positiva e afirmativa

      2. Fazer pedidos de maneira consciente

      3. Pedir retorno (verificação)

      4. Pedir honestidade

      5. Fazer pedidos a um grupo


13/Novembro

Receber com Empatia – a Escuta Empática
(capítulo 7)

      1. A Presença

      2. Escutar Sentimentos e Necessidades

      3. Parafrasear e verificar

      4. Manter a Empatia

      5. Causas do bloqueio da Empatia


20/Novembro

Os usos da Empatia e a Empatia consigo mesmo
(capítulo 8 e 9)

      1. A Empatia e a capacidade de ser vulnerável

      2. Usar a Empatia para afastar o perigo

      3. Usar a Empatia quando ouvir um «Não» de alguém

      4. Empatia pelo silêncio

      5. O apreço de si

      6. A avaliação, o julgamentos sobre si e a exigência interna

      7. O Luto e perdoar a si mesmo

      8. Não fazer nada que não seja por prazer

      9. Substituir o «ter que fazer» pelo «escolho fazer»

      10. Reconhecer a energia por trás da ação 


27/Novembro

Expressar a raiva plenamente
(capítulo 10)

      1. Distinguir estímulo e causa

      2. A raiva ao serviço da vida

      3. 4 passos para expressar a raiva

      4. Oferecer empatia


04/Dezembro

O uso da força para proteger
(capítulo 11)

      1. Quando o uso da força é inevitável

      2. A intenção no uso da força

      3. A força punitiva e os custos da punição

      4. O limite da punição

      5. O uso protetor da força no contexto escolar


11/Dezembro

Criar novos hábitos e expressar apreciação
(capítulos 12 e 13)

      1. Abandonar velhos condicionamentos

      2. Abordar conflitos interiores

      3. Abandonar diagnósticos

      4. A apreciação e a intenção

      5. Fazer e receber a apreciação

Cronograma

O curso terá 11 encontros semanais, aos Sábados, entre 02 de Outubro e 11 de Dezembro de 2021 (1º período letivo de 21/22). Neste percurso, conseguiremos percorrer todos os conteúdos do livro «Comunicação Não-Violenta» de Marshall Rosenberg e pensar práticas a partir de cada um dos conceitos.

Cada encontro terá 3 momentos:

O primeiro momento será a apresentação dos conceitos e das propostas que estão no texto de referência. Assim, em cada encontro, construímos um ponto de partida comum a todos os participantes e uma proposta de trabalho comum.

O segundo momento será o debate e o aprofundamento dos conceitos. Todos são convidados a participar e contribuir com suas reflexões a partir dos textos e conceitos. É um convite, não uma obrigação. Neste momento, observaremos exemplos práticos e situações do quotidiano educacional, tendo em vista a construção de ferramentas práticas da Escuta Empática no Ensino.

O terceiro momento será a elaboração de estratégias e de práticas dos conceitos, de modo a que se tornem aplicáveis nos contextos educativos. Este momento também inclui práticas e exercícios de Escuta Empática no Ensino.

Valores

A contribuição é feita por transferência bancária no início de cada mês do curso, totalizando 3 mensalidades.
Em nosbobos.pt/banco estão as informações bancárias para as transferências.

Valor A:
para quem escolhe contribuir com o valor de base.

  • Portugal: 55€

Valor B:
para quem escolhe contribuir com menos do que o valor A.

  • Portugal: 35€

Valor C:
para quem escolhe contribuir com mais do que o valor A.

  • Portugal: 75€

Cada inscrição coloca-nos em trabalho para organizar o Curso. Se estiver inscrito e não puder participar, pedimos que realize alguma contribuição. Desta maneira, ajuda-nos com o trabalho que fizemos pela sua inscrição e contribui para a realização das próximas atividades.

Workshop de Introdução à

Escuta Empática no Ensino

Um encontro com os conceitos fundamentais da Escuta Empática e da Comunicação Não-Violenta aplicados ao Ensino.

Data e hora

02 de Outubro, das 14h às 16h (hora de Lisboa).
Sábado, via Zoom.

Conteúdos

Visamos responder à questão «Como funciona a Escuta Empática no Ensino?».

Para tal, vamos estudar os conceitos e propostas fundamentais do livro «Comunicação Não-Violenta», de Marshall Rosenberg, tendo em vista a aplicação no Ensino, principalmente no ensino de música (mas não só). Este livro do Rosenberg trata das conceções fundamentais da Comunicação Não-Violenta e da Escuta Empática, ferramentas que favorecem a compreensão dos processos de comunicação e da relação com os sentimentos e necessidades.

Neste Workshop iremos refletir sobre os conceitos básicos da Comunicação Não-Violenta. Além disso, vamos elaborar ferramentas que contribuam com a prática educativa de cada um.

Os conceitos fundamentais da Escuta Empática e da Comunicação Não-Violenta aplicados ao Ensino.

Workshop de abertura do Curso de Introdução à Escuta Empática no Ensino.

      1. O que é a Escuta Empática?
      2. Qual é a comunicação que bloqueia a Empatia?
      3. Os 4 princípios da Comunicação Não-Violenta
        1. Observação (sem julgamentos)
        2. Sentimentos
        3. Necessidades
        4. Pedido
      4. Manifestar a apreciação e o agradecimento

Cronograma

O Workshop será no Sábado, dia 02 de Outubro de 2021, das 14h às 16h (hora de Lisboa).

O encontro terá 3 momentos:

O primeiro momento será a apresentação dos conceitos e das propostas básicas que estão no texto de referência. Com isto, construímos um ponto de partida comum a todos os participantes e uma proposta de trabalho comum.

O segundo momento será o debate e o aprofundamento dos conceitos. Todos são convidados a participar e contribuir com suas reflexões a partir dos textos e conceitos. É um convite, não uma obrigação. Neste momento, observaremos exemplos práticos e situações do quotidiano educacional, tendo em vista a construção de ferramentas práticas da Escuta Empática no Ensino.

O terceiro momento será a elaboração de estratégias e de práticas dos conceitos, de modo a que se tornem aplicáveis nos contextos educativos. Este momento também inclui práticas e exercícios de Escuta Empática no Ensino.

Valores

A contribuição é feita por transferência bancária até 12 horas antes do Workshop.
Em nosbobos.pt/banco estão as informações bancárias para as transferências.

Valor A:
para quem escolhe contribuir com o valor de base.

  • Portugal: 12€

Valor B:
para quem escolhe contribuir com menos do que o valor A.

  • Portugal: 7€

Valor C:
para quem escolhe contribuir com mais do que o valor A.

  • Portugal: 17€

Cada inscrição coloca-nos em trabalho para organizar o Workshop. Se estiver inscrito e não puder participar, pedimos que mantenha a sua contribuição, se possível. Desta maneira, ajuda-nos com o trabalho que fizemos pela sua inscrição e contribui para a realização das próximas atividades.

Inscrição e Contacto

Pedimos que preencha as informações abaixo. Se preferir, pode contactar pelo (+351) 912 104 122 (Telemóvel/WhatsApp).

Quem conduz

Gilson Beck

Gilson Beck

É professor e usa a Psicanálise, a Comunicação Não-Violenta e a Disciplina Positiva como as principais ferramentas para as aulas e para a relação com os alunos.

Com o intuito de perceber melhor as variadas formas de relações humanas, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal – AMP-NLS) e na Secção Clínica de Nantes (França – AMP). Seu primeiro contacto com a CNV foi nos cursos do Dominic Barter no Rio de Janeiro e depois com o Instituto CNV Brasil (Brasília).

É mestre em composição musical pela Universidade de Évora e sua tese explora uma técnica de composicional apoiada na teoria da Psicanálise de Jacques Lacan, principalmente na teoria do Nó Borromeano e do RSI. Como resultado, suas composições receberam o «Prêmio Funarte de Composição Clássica» por 3 vezes consecutivas.

Atualmente frequenta o Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa.

Além disso, é pai de um menino de 7 anos.

Para manter uma sistematização teórica que dá suporte às práticas, escreve sobre os temas da Nós Bobôs (nosbobos.pt/textos).

Textos de Apoio

Textos da Nós Bobôs relacionados com Educação: