Metodologia do Ensino de Música

As Aulas de Música da Nós Bobôs

Na Nós Bobôs, as Aulas de Música são construídas, principalmente, a partir de conhecimentos sólidos de música e na convicção de esta é um meio para as relações humanas.

As aulas utilizam as tecnologias digitais do cotidiano e apoiam-se, principalmente, nos modelos de Ensino à Distância das Universidades.

Os professores têm activa produção artística e primam, sobretudo, pelo cuidado técnico, estético e didáctico. Ao mesmo tempo, orientam sua prática pedagógica pela Psicanálise e pela Disciplina Positiva.

Aulas e Actividades de Música

As Aulas de Piano são momentos de acolhimento e segurança para que o aluno se desenvolva livremente e liberte a sua criatividade.

Assim, o Piano tornar-se um meio de satisfação, prazer e expressão singular numa forma responsável de estar no mundo.

As Aulas de Canto são momentos guiados pelo afeto, pela entrega e pela criação de Sentidos Sensíveis.

Buscamos potencializar a criatividade e a singularidade de cada aluno, para que o seu desenvolvimento na liberdade criativa cultive uma vida qualificada.

É um curso de cultivo, aprendizagem e escuta da Música Clássica para Piano.

O objectivo é desfrutar do prazer de ouvir músicas em companhia e, além disso, construir conhecimentos fundamentais sobre a Música Clássica para Piano. Consequentemente, potencializamos a escuta musical consciente para aumentar o prazer de ouvir.

A Metodologia das Aulas de Música

Práticas pedagógicas apoiadas na Psicanálise e na Disciplina Positiva para o mundo contemporâneo em rede.

  • música para relação humana
  • sólidos conhecimentos em música
  • apoio cuidadoso do estudo diário
  • Tecnologias digitais do dia-a-dia para potencializar o ensino
  • cuidado na relação humana e no bem-estar de cada aluno
  • atenção ao singular de cada um

Cultivamos o Ensino de Música como meio para as relações humanas.

Para nós, fazer Música é, antes de tudo, um caminho para nos conectarmos e nos relacionarmos com outras pessoas, para estarmos juntos e para cultivarmos os afectos.

Ainda que nossas aulas sejam alicerçadas em sólidos conhecimentos de música, decidimos apoiar nossa prática com a Psicanálise e com a Disciplina Positiva. Assim, é favorecido o cultivo dos laços sociais entre os professores e alunos.

Dessa maneira, conseguimos criar um ambiente de confiança. Em um ambiente seguro, a aprendizagem fica mais fácil e prazerosa e, sobretudo, os resultados musicais são melhores.

Propomos que as aulas de música sejam momentos de acolhimento, segurança e confiança. Assim, o aluno pode libertar a sua criatividade e se desenvolver livremente e de maneira plena, acolhendo o seu tempo e as suas potencialidades

Como resultado, a produção artística prazerosa assume um papel na forma singular, responsável e envolvente do aluno estar no mundo.

Buscamos, dessa forma, que o nosso ensino seja feito eliminando as críticas, as censuras, as cobranças inibidoras e punitivas. Para tal, buscamos apoio na Psicanálise (com o princípio da Associação Livre) e na Disciplina Positiva.

As aulas de música são um espaço de acolhimento, segurança e confiança.

Cultivamos essa forma de ensino com a finalidade de nutrir a criatividade, de promover um desenvolvimento livre e de potencializar a autonomia e a expressão singular de cada aluno. Sobretudo, buscamos o que é próprio em cada um, contribuindo com o desenvolvimento cultural e humano de cada sujeito, sempre buscando uma vida qualificada.

Na Nós Bobôs, as aulas são preparadas e concebidas para o mundo contemporâneo, ou seja, um mundo em rede onde a comunicação é constante e a interação pelos meios digitais é um hábito. Visto que assumimos esta concepção, utilizamos as tecnologias digitais do cotidiano em nossa prática de ensino. Porque usamos as tecnologias digitais, estruturamos as aulas de piano com os modelos de Ensino à Distância das Universidades. Além disso, para cultivar relações numa sociedade em rede, buscamos apoio na Psicanálise Lacaniana e na Disciplina Positiva.