Teoria e Formação Musical

Curso online completo

Aulas de Teoria da Música e Formação Musical

Curso Completo Online

As Aulas de Teoria da Música são um curso completo de Teoria e Formação Musical.

Proporcionamos uma formação profunda e consistente a todos que buscam conhecimentos de Música, além de proporcionar uma orientação qualificada ao estudo e à aprendizagem.

Visamos que os alunos possam adquirir conhecimentos teóricos e técnicos que favoreçam o entendimento da música, sempre com o objetivo de produzir música e ter prazer com esta produção.

Estamos sempre atentos às características particulares de cada aluno e de cada período da vida e buscamos sempre o que é singular em cada um. Assim, visamos não só formar e ensinar, mas também promover relações interpessoais qualificadas e apoiadas no respeito e no cuidado por si próprio e pelos outros.

Também fomentamos a criatividade responsável. Nas aulas de Teoria da Música e Formação Musical, incentivamos que cada aluno busque elaborar o seu próprio estilo, se responsabilize por ele e o coloque em produção.

2 Momentos de Aprendizagem

As Aulas de Teoria da Música e Formação Musical apoiam-se nos modelos de Educação à Distância praticados nas Universidades e tem 2 momentos de aprendizagem.

1. Aulas semanais

São encontros semanais online em grupo, realizados via Zoom. Têm duração média de 90 minutos, com horário fixo semanal e em interação direta com o professor.

Nestes momentos o conteúdo é transmitido através das suas partes teóricas e práticas.

2. Grupo de apoio

O grupo de apoio via WhatsApp serve ao acompanhamento e interação constantes dos alunos com o professor e dos alunos entre si. Visa a partilha de informações, esclarecimento de dúvidas e, também, a construção de conhecimento em conjunto.

Todos os alunos inscritos nas aulas de Teoria e Formação Musical podem participar do grupo de apoio. O professor está disponível para interagir com o grupo e com os alunos todos os dias da semana.

Os Conteúdos

Fizemos uma seleção especial de temas para compor as aulas de Teoria da Música e Formação Musical.

Os conteúdos são trabalhados a partir do nível básico chegando até os conceitos mais avançados, sempre de uma maneira clara e profunda, relacionando a teoria da música com as práticas e com as necessidades dos alunos.

Trabalhar com os níveis básico e avançado permite que qualquer aluno possa acompanhar as aulas, independente do seu nível de conhecimento de música.

Esta é a lista de conteúdos que trabalharemos durante as aulas de Teoria da Música e Formação Musical. Outros assuntos poderão ser adicionados conforme a necessidade e o desejo.

  1. A teoria da Música
    • Suas premissas
    • Suas funções
  2. Como ler uma partitura
    • As alturas
      • as 7 notas
      • as alterações
      • a notação das alturas
    • As durações e o ritmo
      • as durações dos sons
      • os silêncios
      • sinais complementares
  3. Movimentos e compassos
    • compassos simples e compostos
    • os movimentos e os tempos
    • a  música como arte do tempo
  4. Tonalidade
    • Introdução ao pensamento tonal
    • Os intervalos
    • As escalas
    • Acordes, graus e funções
    • As cadências
    • A transposição
  5. Harmonia
    • Cifras e notação dos acordes
    • Encadeamentos harmónicos
    • Harmonia funcional
    • Notas estranhas ao acorde
    • Modulação
  6. Modos
    • O pensamento modal
    • Modos gregorianos
    • Cadências e condução harmónica no pensamento modal
  7. Interpretação e fraseado
    • Sinais de dinâmica
    • Prática de ornamentação
  8. Da linguagem musical e história da música
    • Da modalidade à tonalidade
    • História do pensamento harmónico
    • Música após a tonalidade
    • Proporções formais
    • Música e computadores

Compreensão Integral do Processo Musical

Os conteúdos são trabalhados tendo em vista a compreensão integral do processo musical e a relação com a prática artística. A construção dos conhecimentos é feita em diálogo com os alunos tendo em vista as suas experiências musicais.

O objetivo é que o aluno seja capaz de aplicar seus conhecimentos na sua prática musical e possa continuar o seu desenvolvimento após o curso.

Nas aulas de Teoria da Música e Formação Musical, os conhecimentos são abordados de maneira clara, consistente e profunda, sempre com uma comunicação acessível mesmo nos assuntos mais complexos.

Estas aulas são nutridas pelo atravessamento com a Psicanálise e com a Educação Livre, dando ainda mais clareza na elaboração dos conceitos e das conceções.

Valor Singular

Usamos o mecanismo de mensalidade e o valor é singular para cada aluno.

Para construir o valor da mensalidade para cada aluno, o professor e o aluno conversam e estabelecem em conjunto o valor da mensalidade.
Este valor tem em conta a situação e a intenção de cada um, assim conseguimos atender a todos que nos procuram para aprender Piano.

A mensalidade é fixa, paga todos os meses ao longo do ano e engloba os 2 momentos de aprendizagem.

Quem somos

A Nós Bobôs consiste numa proposta cultural online que tem como objetivo fazer chegar o Ensino da Música e a Cultura ao maior número de pessoas.

Com sede em Lisboa (Portugal), foi criada por um grupo de professores altamente especializados e com formação internacional.
Atende nos países de língua portuguesa, em particular Portugal, Brasil e Angola. Também atende alunos de outras partes do mundo em português, francês ou inglês.

O professor de piano é Gilson Beck. Ele atua como pianista e compositor.
Tem o Mestrado em Música pela Universidade de Évora, é mestrando em Musicoterapia pela Universidade Lusíadas de Lisboa e tem experiência desde 2006 no ensino de música presencial e online.
Além disso, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (Lisboa, Portugal) e na Section Clinique de Nantes (Nantes, França).

O Nosso Modelo de Ensino Especializado

Cultivamos o nosso ensino de maneira cuidadosa e qualificada. Oferecemos aos alunos um ensino altamente especializado e atualizado, sempre orientado pelo prazer e pela seriedade em fazer música. Fomentamos a criatividade responsável e a responsabilidade criativa. Além disso, incentivamos que cada aluno elabore o seu próprio estilo.

Desenvolvemos continuamente o nosso modelo pedagógico apoiado na Educação Livre e na Psicanálise. Visamos não só formar e ensinar, mas também promover relações interpessoais qualificadas, baseadas principalmente no respeito e no cuidado por si próprio e pelos outros.

Também fomentamos a criatividade responsável, incentivando que cada aluno busque elaborar o seu próprio estilo, se responsabilize por ele e o coloque em produção.

Inscrições e Contacto

Preencha as informações abaixo que responderemos em breve.

Se preferir, pode contactar pelo
+351 912 104 122
(Telemóvel/WhatsApp).

O Modelo de Ensino da Nós Bobôs

Criatividade responsável, cuidados humanos, atenção ao singular de cada aluno.

Cultivamos o nosso ensino de maneira cuidadosa e qualificada. Oferecemos aos alunos um ensino altamente especializado e atualizado, sempre orientado pelo prazer e pela seriedade em fazer música.

As aulas da Nós Bobôs são desenhadas especialmente para nutrir a singularidade de cada aluno, cultivando a autonomia, o desempenho e o conhecimento musical.

Fomentamos, principalmente, a criatividade responsável e a responsabilidade criativa. Incentivamos que cada aluno elabore o seu próprio estilo, se responsabilize por ele e o coloque em produção.

Desenvolvemos continuamente o nosso modelo pedagógico apoiado na Educação Livre e na Psicanálise.

Os professores possuem formação académica e artística internacional e primam, sobretudo, pelo cuidado técnico, estético e didático, com um olhar atento às relações humanas.

Atenção ao Singular e Educação Livre

O nosso ensino nutre as relações humanas qualificadas. Estamos sempre atentos às características particulares de cada período da vida e estamos orientados para acolher o singular de cada aluno.

Sempre com o foco no sujeito, o nosso ensino é baseado no respeito, no cuidado e no afeto. Por isso, a nossa metodologia tem em conta as características, os objetivos e os prazeres de cada idade e de cada fase da vida.

Desenvolvemos continuamente o nosso modelo pedagógico apoiado na Educação Livre e na Psicanálise. Além disso, utilizamos técnicas de ensino da Educação Positiva e da Comunicação Não-Violenta.

Visamos não só formar e ensinar, mas também promover relações interpessoais qualificadas, baseadas na cooperação, na empatia, na responsabilidade e, principalmente, no respeito e no cuidado por si próprio e pelos outros.

Acompanhamos a aprendizagem em todas as idades, sempre atentos às características particulares de cada período da vida e incentivando o que é singular em cada um.

O modelo de Ensino Online

Por escolha, utilizamos o Ensino Online que potencializa a aprendizagem, a autonomia e a responsabilidade dos alunos. É uma modalidade de ensino séria e eficaz, que alcança ótimos resultados quando praticada respeitando as suas características próprias.

Como suporte, usamos os modelos de Ensino à Distância das Universidades para construir o nosso ensino de maneira rigorosa e consistente, sempre orientados pelo prazer de fazer música.

Para reforçar a aprendizagem, recorremos às tecnologias digitais do quotidiano, tanto nas aulas presenciais como nas aulas online.

O Professor

O professor tem sólida formação em música e mantém uma ativa produção artística, com obras premiadas em concursos de composição musical.

As suas aulas primam pelo cuidado técnico, estético e didático, com um olhar atento às relações humanas.

 

Gilson Beck

Gilson Beck

É pianista, compositor e professor.

Trabalha desde 2006 com o Ensino Online e com o Ensino de Música, nomeadamente Piano, Formação Musical e Composição.

É Mestre em Composição Musical e frequenta o Mestrado em Musicoterapia.

Foi premiado três vezes consecutivas pela Fundação Nacional das Artes e utiliza as tecnologias digitais na sua produção artística.

Começou a trabalhar em Portugal em 2009, no âmbito do Ensino Artístico Especializado.
Nesse contexto de ensino público em Portugal, desenvolveu as conceções que sustentam a Nós Bobôs.

Trabalhou com Ensino Online na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entre 2006 e 2012, onde fez parte da primeira equipa de Tutores Virtuais do curso de Licenciatura à Distância em Música, no programa de educação à distância.

Recebeu o «Prêmio Funarte de Composição Clássica» 3 vezes consecutivas (2010, 2012 e 2014) com as suas composições.

Tem o Mestrado em Composição Musical pela Universidade de Évora e a licenciatura na Universidade de Campinas/Escola Superior de Música de Lisboa. Além disso, teve aulas privadas com o compositor Almeida Prado.
Atualmente frequenta o Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa.

No seu trabalho de mestrado, desenvolveu uma técnica de composição musical relacionada com a Psicanálise Lacaniana e com a teoria dos Nós (Nó Borromeano).

Com o intuito de perceber melhor as formas de relações humanas, estuda Psicanálise na Antena do Campo Freudiano (ACF-Portugal, Lisboa) e na Section Clinique de Nantes (Nantes, França), além de manter oficinas e mini-cursos de Escuta Empática na Educação.

Vídeos

Como ler uma Partitura

1ª parte
Devaneios de Teoria da Música

Professor: Gilson Beck

Classificação de Intervalos

1ª parte
Devaneios de Teoria da Música

Professor: Gilson Beck 

Devaneios de Teoria da Música #1

Neste vídeo:
Consonância, dissonância, acorde de Sétima de Dominante (V7), resolução de dissonâncias, escala maior, graus da escala, fundamentos de harmonia tonal, encadeamento harmónico dominante-tónica.

Professor: Gilson Beck